Cidades

Há um ano Rio registrava primeiro caso de Covid-19

Rio de Janeiro registra 589.694 casos confirmados. Foto: Agência Brasil

O Rio de Janeiro registra, nesta sexta-feira (5), um ano do primeiro caso de Covid-19 confirmado no estado. Uma semana após o Brasil identificar a primeira contaminação em 2020, a Fiocruz detectava o vírus em uma paciente de Barra Mansa, no Sul do Rio.

Neste período, de acordo com o Ministério da Saúde, tinham oito casos confirmados em todo país: seis deles confirmados em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio. Além disso, 636 casos suspeitos estavam sendo investigados no Brasil, dos quais 79 eram no Rio.

Um ano depois, ainda segundo o Ministério da Saúde o Rio de Janeiro registra 589.694 casos confirmados e 33.466 óbitos.

Medidas restritivas

Ainda em março de 2020, no dia 21, o governador afastado do Rio, Wilson Witzel, assinou o primeiro decreto referente a medidas restritivas, visando evitar a propagação do vírus. Entretanto, o número de casos continuou crescendo.

Nesta semana, o atual do Rio, prefeito Eduardo Paes, adotou um 'toque de recolher' no município. Em seguida, as cidades vizinhas, Niterói e São Gonçalo, também aderiram a nova medida, com o objetivo de diminuir o número de caso nas cidades e, consequentemente, no Estado.

< Setor de combustíveis será alvo de fiscalização no Rio Tentativa de assalto termina com vítima baleada em São Gonçalo <